Guia de paginas

WinZIP

quarta-feira, 10 de julho de 2013
Quando se fala em programa de compactação de arquivos, um dos primeiros que vem à mente é o WinZip. Com mais de 12 anos de tradição no mercado, foi lançada agora uma nova versão Beta deste compactador, com vários recursos diferentes.
Além de mais eficiente, a nova versão do WinZip está com visual totalmente reformulado, ao estilo do pacote Office 2010. O novo layout mantém as principais funções do programa sempre à mão para fácil acesso. Assim como no pacote da Microsoft, as ferramentas são organizadas por abas:
Visual do WinZip 15.0
Home: funções mais comuns, como ação de compactar e descompactar, anexar a email, gravar em CD/DVD etc.
Backups: opções para criação de cópias de segurança com vários modos pré-definidos para documentos, desktop, email etc.
Ferramentas: incluem divisão de arquivos ZIP muito grandes em partes menores, criação de arquivos executáveis, criptografia e outras.
Configurações: definição do tamanho de arquivos divididos, método de compactação e outras;
Layout: aqui você escolhe o tipo de visualização para o programa, que pode ser clássica ou ao estilo do Explorer. Também se definem o número de colunas e a classificação dos itens listados por ordem alfabética.

Windows 7

O WinZip é completamente compatível com o Windows 7, com os recursos de bibliotecas, jump lists e outras pequenas ferramentas que agilizam o acesso ao programa. Isso não significa, no entanto, que as versões para Windows 2000, XP e Vista tenham ficado comprometidas.

Recursos e mais recursos

O WinZip está com cada vez mais ferramentas que levam trabalhos com arquivos compactados a outro nível. Uma novidade desta versão é a opção “Zip”, na aba “Home”, a qual permite que você selecione os arquivos que deseja compactar e as opções de todo processo.
WinZip 15.0
A proteção de arquivos com criptografia está bem mais fácil. Basta um único clique na caixa de seleção (checkbox) para proteger arquivos com informações confidenciais através de senha.

Compactar e enviar

A função “Attach to E-mail” possibilita o envio de um arquivo compactado instantaneamente por email. Mas não é só isso, pois você pode adequar o processo de compressão de dados para enviar tudo da melhor maneira. Fotos, por exemplo, são redimensionadas para envio rápido e sem pesar a mensagem.

Tudo em um clique

A função “1-Click Unzip” extrai automaticamente o conteúdo de um arquivo para uma pasta criada especialmente para isso e já abre o diretório logo em seguida no Windows Explorer.  Basta um clique para descompactar e já observar o conteúdo imediatamente.
O botão “Open With” abre um documento do Office a partir do WinZip e qualquer outro arquivo utilizando a associação do Windows ou o aplicativo que você especificar.
WinZip 15.0
Já o “Auto Open” extrai e abre automaticamente um documento compactado, planilha ou apresentação associada ao Office diretamente do Windows Explorer ou do Microsoft Outlook. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo em questão e usar esta opção. Através do Windows Explorer, também é possível observar o conteúdo de qualquer arquivo ZIP.

Compactação de imagens

Existem diversos formatos de imagem, e o JPEG é o mais comum. Isso porque ele já é um formato compacto que reproduz imagens em alta resolução com tamanho reduzido. Por causa disso, os programas de compactação de arquivo dificilmente conseguem diminuir mais os dados de imagens.
WinZip 15.0
O WinZip consegue não só compactar imagens de forma mais eficaz, reduzindo em até 25% o seu tamanho, mas também traz recursos muito interessantes para trabalhos com elas. Por exemplo: ele permite a visualização de miniaturas para que você não precise descompactar todas as imagens para saber de qual delas você necessita.
E caso você não queira ver só a miniatura, também pode visualizar a imagem grande dentro da própria janela do programa, sem precisar descompactá-la. Ele também permite visualizar, girar ou modificar o tamanho de qualquer imagem presente dentro do arquivo compacto.

Recursos de email e FTP

Esta versão permite integração com email e FTP. Você pode enviar imagens individuais ou compactá-las em novas pastas, para envio tanto por email quanto por FTP. Para tal, configure as contas de acesso.
WinZip 15.0
A ferramenta dispõe de vários níveis de configuração para que o usuário possa ter total compatibilidade do aplicativo com o seu servidor e email. Existe também o suporte a várias contas para que se tenha o máximo de flexibilidade possível.

Utilize o formato ZIPX

Desde a versão 12.1, existe um novo formato de arquivo, mais potente e eficaz, o ZIPX. Ele comprime imagens e arquivos sem perder qualidade e ainda avisa na própria extensão que o que for compactado com ela só poderá ser aberto por versões mais recentes do WinZip.

WinZip Desktop Gadget Zip/Unzip

Esta é uma novidade muito interessante da versão 15.0, principalmente para quem gosta de utilizar os widgets dos Windows 7 e Vista. Com o WinZip Desktop, basta que você arraste o conteúdo que quer compactar e ele o faz na hora, de forma rápida e descomplicada.
Não WinZip 15.0 widgetexiste a necessidade de configurações nem mesmo a escolha do destino do arquivo criado; ele vai diretamente para o desktop.
Outra ferramenta do widget é a de mandar o arquivo diretamente para uma conta de email registrada no programa. Basta mudar para a opção “Zip & Email” e, como na ferramenta anterior, arrastar o arquivo para o aplicativo.

Instalação

A instalação do programa é igual à de qualquer outro. Porém, durante os passos iniciais do processo, ele pergunta se você pretende instalar também o aplicativo Uniblue RegistryBooster. Caso você não queira, desmarque essa opção e prossiga com a instalação.
Visual do WinZip 15.0
Durante o processo, você também pode configurar algumas opções de visualização e trabalho. Todos os passos de instalação estão em inglês.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.